top of page

Ansiedade: Sua Vida É Tão Chata Assim?

O que é ansiedade?

Eu vejo esse sentimento como uma forma de resistência ao que se vive no presente. Uma forma de projeção que coloca o que vai acontecer lá na frente como algo certamente melhor do que se está vivendo hoje.

"Se o que vem no futuro é melhor do que minha situação atual, eu fico ansiosa para que isso chegue rápido."

Aí eu te pergunto. Sua vida é tão chata assim pra que não valha a pena focar um pouquinho no momento presente? Como tudo na vida, esse sentimento de ansiedade em excesso te leva a estresse emocional, mental e até físico. Atrapalha seu foco, sua entrega e suas relações. E pior, te desprende do mais importante: o que você está construindo na vida.


E o mais louco é que, o que você vai colher no futuro é simplesmente os frutos do que você está plantando no presente! Quanto menos você vive o hoje, menos você cria oportunidades de ter o que você realmente gostaria.

Dicas práticas para viver mais no momento presente:


1 minuto de respiração profunda: já percebeu o quanto nos acostumamos a respirar de maneira mais rasa e completamente no automático? Coloque no seu celular um alarme para que algumas vezes por dia você faça respirações conscientes, por pelo menos 1 minuto. Se permita sentir o ar entrando e saindo do seu corpo, de maneira profunda, enchendo os pulmões e a barriga de ar. Quanto mais consciente da sua respiração, menos você permanece no turbilhão de pensamentos da sua mente.


Repare em 5 coisas no seu caminho: um ótimo exercício para também tirar a atenção do turbilhão dos seus pensamentos e ir cortando a ansiedade é ter uma meta de reparar em 5 coisas diferentes no caminho pro seu trabalho/casa/qualquer lugar que esteja indo. Um prédio e suas cores ou texturas, uma árvore e suas folhas e flores, um comércio e o que ele vende, um outdoor e que o está escrito nele... De novo, entramos muito no automático e muitas vezes fazemos nosso caminho sem nem reparar direito por onde estamos passando. Prestar atenção no momento presente te permite reprogramar seu cérebro pra não permanecer o tempo todo com focos diferentes.




Tome um banho consciente: outra ação que entra no automático é o banho. Assim que você entra no chuveiro sua cabeça já vai pra milhões de outros lugares, exceto, pra dentro do seu banheiro. Agora, ao tomar banho, se desafie a prestar atenção nos mínimos detalhes. Preste atenção no caminho que a água faz no seu corpo; ao movimento dos seus dedos no cabelo enquanto passa shampoo; aos diferentes aromas do seu condicionador, ao movimento que você faz no corpo com o sabonete... Eu te garanto que, além de ir liberando a ansiedade pra viver no momento presente, você passa a criar um momento de profunda amorosidade com você ao fazer isso.


Viver o momento presente não significa não planejar o futuro. Significa perceber o que hoje você precisa ser/fazer/ter para viver o futuro que você quer pra sua vida.


Aaah, e sabe todas essas dicas aí em cima? São as maneiras mais práticas de começar a introduzir a filosofia da meditação no seu dia-a-dia. Essa prática não é um bicho de sete cabeças e é muito mais fácil do que você imagina!


Comece com essas pequenas atitudes para sentir uma grande diferença na sua vida :)


Quer ter acesso a 7 práticas de meditações guiadas grátis? Acesse aqui o Meditação Descomplicada.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page